Podemos usar o Tor para evitar que sites nos rastreiem e também nossos familiares, ou para se conectar a sites de notícias, serviços de mensagens instantâneas, ou a sites que são bloqueados pelos provedores de Internet e administradores de rede. Tor foi originalmente concebido, implementado e implantado como uma terceira geração do projeto onion routing do laboratório de pesquisa Naval dos Estados Unidos (U.S. Naval Research Laboratory), ou seja, foi desenvolvido com a Marinha dos EUA em mente, com a finalidade principal de proteger comunicações de governo. Hoje, ele é usado todos os dias por uma grande variedade de propósitos por pessoas normais, militares, jornalistas, policiais, ativistas e muitos outros.
Conheça melhor o Tor
Para saber mais sobre o programa, clique nesse link
Neste pequeno turorial vamos aprender a instalar o Tor
e configurar o navegador para utilizar ele no Ubuntu. Os passos aqui
apresentados foram testados no Ubuntu 13.10, mas ele deve funcionar
também em todos derivados do Ubuntu.
Instalando o Tor no Ubuntu e derivados
Tor está disponível nos repositórios padrão do
Ubuntu, mas eles podem estar um pouco desatualizados. Então, para
instalar o Tor atualizado no Ubuntu e derivados, faça o seguinte:
Passo 1. Se não estiver aberto, execute um terminal usando o Dash ou pressionando as teclas CTRL+ALT+T;Passo 2. Se ainda não tiver, adicione esses repositórios usando o comando abaixo:
sudo sh -c "echo 'deb http://deb.torproject.org/torproject.org saucy main ' >> /etc/apt/sources.list"
Passo 3. Baixe e adicione a chave do repositório com os comandos:gpg --keyserver keys.gnupg.net --recv 886DDD89
gpg --export A3C4F0F979CAA22CDBA8F512EE8CBC9E886DDD89 | sudo apt-key add -
Passo 4. Atualize o APT com o comando:sudo apt-get update
Passo 5. Agora instale o programa com o comando abaixo:sudo apt-get install tor vidalia deb.torproject.org-keyring
Passo 6. Durante a instalação, será perguntado qual o usuário que
deverá ser capaz de controlar o serviço Tor. Selecione o usuário e
confirme clicando em “OK”;Passo 7. Abra o seu navegador. Vá no menu “Editar” e clique na opção “Preferências”. Na janela de preferências, clique na aba “Avançado” e dentro dela, na aba “Rede”. Em seguida clique no botão “Configurar conexão…”. Selecione a opção “Configuração manual de proxy:” Na coluna Host SOCKS, digite localhost ou 127.0.0.1 e na coluna da porta coloque 9050, como mostrado na imagem abaixo. Confirme, clicando no botão “OK”;
Passo 8. De volta à tela do navegador, digite o endereço: https://check.torproject.org/. Ao entrar no endereço, você verá uma mensagem verde informando “Congratulations. This browser is configured to use Tor.” (Parabéns. Este navegador está configurado para usar o Tor). Se aparecer uma mensagem com letras vermelhas, isso indica que o Tor não está configurado. Consulte a tela a seguir.
As mesmas configurações são aplicáveis para todos os navegadores, basta abrir a janela de configurações/preferências do navegador, encontrar as configurações de rede, digitar 127.0.0.1 na coluna servidor proxy e 9050 no campo porta. Para desabilitar o Tor, volte a tela de configurações e selecione Usar proxy do sistema.
Via Unixmen
0 comentários:
Postar um comentário